Sujeição às autoridades civis

 


Talvez nunca tenhamos visto tanta polarização política em nosso país, causada por crises morais e ideológicas, entre os que governam e são governados. Ela tem acumulado, há tempos, altos níveis de revoltas, desarmonias, insultos e difamações, principalmente contra as autoridades instituídas. Infelizmente, isto tem ocorrido em meio a uma pandemia que persiste, interrompendo milhares de vidas e submetendo outros milhares ao luto.

Neste contexto, como cristãos, precisamos relembrar algumas orientações bíblicas, registradas em Tito 3:1-2. Paulo inicia dizendo: “Lembra-lhes”, porque o assunto em questão já tinha sido tratado, entre os crentes da ilha de Creta.

O ponto principal da Epístola é quanto ao estilo adequado de vida piedosa, numa sociedade cheia de falsos mestres e governada por homens ímpios, e sua relação de sujeição a esses mesmos governantes.

Os cretenses tinham sido dominados pelos romanos com violência, por isto, havia a tendência a desprezar qualquer forma de governo. Filhos resistiam aos pais (Tt 1:6), pretensos líderes na Igreja deveriam se sujeitar a Palavra (1:9), falsos mestres eram insubordinados (v. 10), mulheres recém-casadas não queriam se sujeitar a seus maridos (2:5), bem como os funcionários a seus patrões (2:9). Ao se referir às autoridades civis, Paulo foi enfático na instrução aos cristãos: “que se sujeitem aos que governam, às autoridades; sejam obedientes, estejam prontos para toda boa obra” (3:1). Acrescentou que deveriam ser pacíficos para com elas e os proibiu de serem difamadores (3:2). O fundamento destas afirmações está no fato de que, como crentes, já fomos tolos e desobedientes (v. 3), mas agora, salvos por Jesus Cristo não somos mais assim (v. 4-7).

Por mais frustrados que os cristãos se sintam com aqueles que governam, é preciso compreender que “não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação” (Rm 13:1-2). O governo é parte da providência de Deus e um fator importante nas profecias bíblicas.

Concordo com as palavras de John Stott, quando disse que “os cristãos não são anarquistas ou subversivos” (STOTT, Romans, p. 340). Não somos revolucionários, nos unindo às massas para usurparmos a autoridade dos que governam. Pelo contrário, devemos ser um povo que contribui com boas obras (Tt 3:1), ora pelos governantes (1 Tm 2:1-3) e a eles se sujeita por dever de consciência (Rm 13:5). É claro que este princípio, universalmente obrigatório, não é absoluto ou ilimitado. Há exceções, como quando as autoridades exigem de nós desobediência a Deus (At 5:28-29), pois temos o dever de obedecer aos que governam (1 Pd 2:13-17), mas, primeiramente, a Deus (At 4:17-20).

Para muitos cristãos, este conceito é difícil de aceitar, quando percebem abusos, visto que há muitos perversos em posições de autoridade, legalizando a corrupção, premiando a impunidade e tornando a inépcia um guia para se governar. Mesmo assim, Deus ainda nos chama a obedecer às autoridades civis, não importa se gostamos delas ou não, se concordamos com suas políticas ou não, se nos identificamos com suas ideologias políticas ou não; porque nenhum homem jamais ascendeu a qualquer posição de autoridade, à parte dos planos na soberana vontade de Deus (Dn 2:21; Jo 19:11).

Por isso, irmãos, nos sujeitemos e oremos pelas autoridades!

Pr. Ericson Martins 

Um comentário:

  1. 11. E não vos associeis às obras infrutíferas das trevas; pelo contrário, condenai-as;
    12. pois é vergonhoso até mesmo mencionar as coisas que fazem às escondidas.
    13. Mas todas essas atitudes, sendo condenadas, manifestam-se pela luz, pois absolutamente tudo se torna visível diante da luz.
    (Efésios, 5)

    Obedecer a iniquidade?Obedecer a injustiça?Obedecer ao que em nós mesmos lutamos contra?

    Obedecer ao que é justo, bom até a coisas que podemos não concordar,como por exemplo um gosta de amarelo outro de azul, um gosta de quadrado outro de redondo , coisas do cotidiano ,que não sejam pecado, tudo bem se sujeitar , agora se sujeitar ,obedecer as obras infrutíferas das trevas?...Por exemplo a IDEOLOGIA MARXISTA TOTALMENTE ANTI DEUS,destrutiva, caótica,corrupta, obediente ao pai da mentira...Ser oposição é DEVER da igreja . Oposição rebelde? Revolucionária? Óbvio que não,mas oposição convicta ,que sabe em Quem tem crido .

    Paz e bem
    Ruth Rossini

    https://reforma21.org/sem-categoria/os-cristaos-sao-chamados-ao-pacifismo.html

    ResponderExcluir