Folhas de Figueira


          Em Gênesis 3:7, vemos o episódio em que Adão e Eva após terem desobedecido a palavra de Deus, coseram folhas de figueira para esconderem a nudez. Porque não foram fiéis, a consciência foi despertada em relação ao pecado e conseqüentemente sentiram vergonha de si mesmos e medo de Deus, por isto, tentaram esconder de si próprios (usando folhas) como de Deus (correndo para trás das árvores do Jardim, Gn. 3:8).

          A natureza da humanidade tende não revelar sua verdadeira identidade, no fundo o que se sente é vergonha de um relacionamento com Deus aquém da expectativa que a Palavra orienta, é quase que inaceitável permitir que as pessoas em nossa volta percebam que somos mentirosos, insensíveis, descompromissados, invejosos, cobiçosos, inseguros, preguiçosos, infiéis ao nosso cônjuge e etc. Como escape usamos muitas vezes as "folhas da figueira" na tentativa de cobrir nosso pecado ao invés de revelar as virtudes de Deus.

          As "folhas da figueira" representam a força do homem contra a verdade sobre si mesmo. Humildade não é ser pobre, cegamente submisso, nem tampouco omisso e passivo a tudo, mas é revelar quem verdadeiramente somos, independente do desconforto próprio ou a outros. Revelar nossas fraquezas tem sentido à restauração, uma vez que desejamos isto como um propósito.

          No texto de Gn. 3:7 fala que eles "coseram folhas de figueira, e fizeram cintas para si"; porém se você ler o versículo 10 diz : "porque estava nu, tive medo e me escondi". Já não estava com as cintas porque possivelmente secaram com a luz do sol. Toda força do homem chega ao seu fim e quando menos ele espera, terá que se apresentar a Deus nu. Mas Deus não os deixou, Ele deu segurança que precisavam : peles de animais; um apontamento ao sacrifício de Jesus, representando a salvação de todos os eleitos. 

          Ser humilde em primeiro lugar não é apresentar quem você não é/ou o que não pode realizar, é deixar que as pessoas vejam quem é de fato. Ser humilde não é esconder das pessoas e de Deus o que há no coração. A Bíblia diz : "Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus ?" Mq. 6:8
          Humildade é uma ordem para mim e para você.
          Com meu carinho,


Ericson Martins
contato@projetoperu.com


0 comentários:

Vídeos

Loading...