Vigiai e orai


“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” - Mateus 26:41

Estava Jesus com Seus discípulos num jardim chamado Getsêmani, ao pé do Monte das Oliveiras (em torno da Cidade de Jerusalém), prestes a ser entregue, pelo traidor, às mãos dos pecadores (v. 45). Os soldados do Sinédrio estavam prontos para prendê-lo e submetê-lo a muitos sofrimentos até a Sua crucificação.

Nesse contexto de tensões Ele advertiu os discípulos a vigiar e orar e Ele mesmo vigiou e orou ao Pai três vezes. A advertência foi no sentido de que o que devemos evitar com as orações, devemos evitar com as ações, vigiando, nos prevenindo e preparando! 

A rigor, vigiar e orar formam as únicas e mais eficazes medidas contra a tentação, de modo que somente vigiar ou somente orar não é suficiente, pois somente ambas, combinadas, podem prevenir o seguidor de Cristo contras as perversidades sutis dos homens e dos demônios!

Naquele momento crucial Jesus ensinou os discípulos sobre como evitar a tentação. A crença nEle como Filho de Deus estava firmada na verdade, mas a natureza humana, corrompida pelo pecado, sempre foi atraída para o falsidade e para o mal, portanto, era preciso vigiar para que não caíssem em tentação. A negligência dessa vigilância torna o homem imprudente, inconsequente e arrogante, como aquele que entra na mata para buscar frutas sozinho, sabendo que ali se encontram leões. 

Deus teve um Filho sem pecado, mas não um Filho que não tenha sido tentado (Hb 4:15). Ele conhecia o potencial da tentação e, por isso, advertiu: VIGIAI!

Devemos estar sempre vigilantes contra as artimanhas de Satanás, através das relações humanas, porque, como um ladrão, ele não insinua sua aproximação. Tais perigos precisam ser enfrentados com constante atenção preventiva e oração. Como diz aquele adágio: “melhor prevenir do que remediar”, sim, é melhor estar tão bem preparado que Satanás, por trás de pessoas distraídas das suas intenções, não encontre vantagem contra nós! 

Portanto, vigiemos e oremos!

Ericson Martins
Facebook: ericsonmartins
Instagram: @ericson.martins

0 comentários: