Casamento e Divórcio


"Casamento é para os fortes, disse e reafirmo, mas nem sempre se é, se está ou se consegue ser forte. Eu não consegui... resolvemos separar as 'vontades'"; essas foram as palavras de Luana Piovani, nesse último domingo, ao declarar o divórcio com o surfista Pedro Scooby (UOL Esporte - 10/03/2019, e em sua conta no Instagram).

Notícias como essas, infelizmente, são comuns, longe e próximas de todos nós, sempre trazendo tristeza. Não era para ser assim!

A dor do divórcio sempre é maior que a alegria do casamento. Ele expõe o fracasso das expectativas e do compromisso de o casal viver unido por toda a vida. Deixa um rastro de memórias alegres sufocadas por frustrações persistentes, por feridas, lágrimas, inseguranças, amarguras,... e ainda desestrutura toda uma família.

O divórcio deve ser sempre evitado, pois não corresponde com princípio que Deus estabeleceu na criação e, portanto, é, por natureza, uma violação do propósito do casamento. Aliás, ninguém se casa para se divorciar, mas para celebrar a felicidade da união conjugal, por toda a vida.

Esse pensamento de que o casamento é para os fortes, em parte faz sentido, porque ele envolve uma imensa responsabilidade que, infelizmente, nem sempre ocupa apropriadamente a consciência daqueles que decidem se casar. Não demora muito até perceberem que os afetos unem, mas somente o compromisso poderá mantê-lo unido. E manter a fidelidade do casamento, por toda a vida, não é possível ao frágil entendimento daquilo que ele exige.

Mas em parte essa afirmação não faz sentido, porque ninguém é forte, está fortalecido e consegue ser forte o tempo todo, na jornada da vida conjugal. É por isso que desentendimentos e confusões se tornam inevitáveis, até mesmo entre casamentos saudáveis. Conflitos existem e sempre existirão, porque todos nós somos diferentes, possuímos intenções diferentes na vida e, mais relevante ainda, estamos corrompidos pelo pecado.

Vez por outra revelamos os efeitos desta condição com egoísmo, orgulho, desrespeito, adultério, mentira, insensibilidade, agressões físicas e emocionais, desinteresse pelo bem do outro, silêncio punitivo, chantagens, “separação de vontades”, etc.. A lista parece ser interminável. Como carecemos da comunhão com Deus!

O que fazer?

Admitir a falta de forças é a primeira medida. Esse reconhecimento não deve ser causa imediata para o divórcio, mas para procurar ajuda. A primeira medida nunca deve ser o divórcio! Lute pela restauração do seu casamento, isso engrandece a sua dignidade e é louvável para Deus que o criou. Não deixe de procurar a assistência de um bom conselheiro bíblico, emocionalmente habilitado para lidar com seus dilemas, te ajudar a tratar cada dificuldade pessoal e do casamento, com maturidade e confiança na Palavra de Deus.

Não espere tornar pior o que está ruim! Peça ajuda de conselhos, de terapias, mas não permita seu casamento experimentar o divórcio.

É na fraqueza que mais conhecemos a força que vem de Deus. Portanto, ore e peça sabedoria em tempos de tribulações, peça com fé, sem duvidar que o Senhor poderá restaurar a sua vida e seu casamento, devolvendo a paz e a harmonia. Só Ele pode mudar corações, convertendo suas decisões. Só Ele pode perdoar pecados e te dar uma nova chance. Só Ele pode resgatar o amor que se perdeu. Acredite! Busque isso em oração!

Ericson Martins

0 comentários: