Fundamentos que sustentam o casamento

 


Amar e ser amado é o anseio mais primitivo do ser humano. Por essa razão, quando se encontra a pessoa adequada e o amor se torna recíproco, o coração bate mais forte e os olhares se enchem de virtudes. Não demora muito até que ambos se unam pelo prazer da companhia e pela mútua felicidade.

Independentemente das motivações, em geral, todos se casam com boas expectativas, pois desejam tornar a experiência de suas vidas ainda mais feliz e bem-sucedida. Entretanto, como sabemos, nem todos conseguem manter a estabilidade de seus casamentos.

E por que isso acontece? Invariavelmente, um ou ambos, com o passar do tempo de convivência, começam a relaxar o rigor do cuidado pessoal com o casamento, negligenciando a manutenção e a vigilância constantes sobre os fundamentos da vida conjugal.

A boa notícia é que há esperança! Tanto para os que pretendem se casar, prevenindo-se, quanto para os que já estão casados, revisando e corrigindo suas condutas no temor do Senhor.

Por isso, é sempre recomendável rever os fundamentos bíblicos do casamento e se dispor a preservá-los, tendo em vista a felicidade pessoal e, acima de tudo, o zelo para com os propósitos e a responsabilidade que Deus, o Criador, confiou a cada um!

Fundamento da aliança
"Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne" (Gn 2:24)

As relações estão sempre condicionadas por alianças. O solteiro está sujeito à aliança com os pais, e esta é deixada somente para estabelecer aquela que a Bíblia considera superior e indissolúvel: a do casamento.

Fundamento da unidade
"De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem" (Mt 19:6)

O casamento não desvaloriza a individualidade, mas fortalece a unidade, de modo que o homem e sua mulher experimentam um profundo compromisso que jamais deve ser violado.

Fundamento da exclusividade
"Não adulterarás" (Êx 20:14)

Desde o princípio, o homem e a mulher foram unidos por uma relação monogâmica, para desfrutarem da exclusividade, a fim de preservar o casamento das impurezas (1 Co 7:2). Portanto, por origem e natureza, o casamento exige que cada cônjuge seja único e sexualmente exclusivo ao outro.

Fundamento da fidelidade
"Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros" (Hb 13:4)

O casamento foi destinado a ser honrado entre os cônjuges. Essa honra vai além da publicidade positiva; está relacionada à santidade dos desejos e à rejeição de relações sexuais fora do matrimônio.

Fundamento da finalidade
"Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à Igreja" (Ef 5:32)

O verdadeiro significado de Gênesis 2:24 permaneceu um mistério ao longo da história bíblica, mas foi revelado por Cristo, o redentor da Igreja. Assim, seu amor e sua missão tornaram-se modelo para os cônjuges, a fim de que projetem no mundo aquilo que é celestial.


O casamento é uma experiência planejada para ser satisfatória e duradoura, mas isso depende dos fundamentos sobre os quais será sustentado.

Rev. Ericson Martins


0 comentários: