A palavra “murmuração”, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, significa uma “persistente reclamação”. Não é errado reclamar quando a reivindicação é justa e necessária. Contudo, em boa parte da Bíblia, a murmuração é tratada como algo além de uma justa reclamação, sendo uma reação de rebeldia, egoísmo, ingratidão e difamação, ou seja, como pecado (1 Co 10:10-11).
O murmurador se queixa o tempo todo e por qualquer motivo, no contexto da sociedade, da profissão, da família e da Igreja. Nada lhe satisfaz, porque não é grato e não tem compromisso com a gratidão. Para ele, ser grato é ser passivo ou omisso, e, assim, acaba enchendo seu coração de amargura e seus lábios de injustiça.
O murmurador é insaciável, pois suas expectativas são irreais. Veio João Batista, que não comia nem bebia, e disseram: “Tem demônio!”. Veio o Filho do Homem, que comia e bebia, e disseram: “Eis aí um glutão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores” (Mt 11:18-19). Essa passagem prova que a murmuração nem sempre é resultado do mal que os outros fazem, mas do mal no coração de quem murmura. Infelizmente, a murmuração, como uma persistente reclamação, é um dos pecados mais comuns. Não deveríamos dar ouvidos ao murmurador, pois, como pecado, a murmuração contamina outros com intrigas e um leviano pessimismo (Pv 21:9).
O murmurador ignora a Palavra e os propósitos de Deus. Os cristãos são ensinados a se contentarem com suas necessidades (1 Tm 6:7-8; Hb 13:5); entretanto, o murmurador, mesmo tendo suas necessidades mais fundamentais supridas, murmura quando interesses egoístas e infantis não são atendidos, acabando por subestimar as bênçãos de Deus: “Desprezaram a terra aprazível e não deram crédito à sua palavra; antes, murmuraram em suas tendas e não acudiram à voz do Senhor” (Sl 106:24-25; cf. Nm 14:1-35). Ele pode ter tudo, mas age como se nada tivesse, pois não considera os propósitos de Deus.
O murmurador é orgulhoso e um caluniador discreto. A palavra grega que traduz “murmuração” tem o sentido de murmúrio, resmungação, palavras desagradáveis ditas em voz baixa. O murmurador é aquele que, discretamente, espalha seus descontentamentos sobre determinadas pessoas, provocando dissensões. Geralmente, age assim porque pensa ser o mais correto e capaz de fazer o trabalho melhor do que os outros: “Falaram Miriã e Arão contra Moisés... E disseram: Porventura tem falado o Senhor somente por Moisés? Não tem falado também por nós? O Senhor o ouviu… E a ira do Senhor contra eles se acendeu; e retirou-se” (Nm 12:1-2, 9). O murmurador se inquieta com o crescimento dos outros; por isso, ama comparações e se queixa de tudo, muitas vezes, porque é frustrado com sua própria amargura pessoal.
A Bíblia nos ensina a substituir a murmuração pela ação de graças (1 Ts 5:18), pois somente a gratidão pode vencer o descontentamento do coração. Reconhecer as virtudes mais do que os defeitos, as oportunidades mais do que as dificuldades, o que já temos mais do que aquilo que poderíamos ter, e o que os outros fazem pelo nosso bem mais do que aquilo que deixam de fazer dá à vida pessoal um maior significado e felicidade pelos efeitos da gratidão.
Que em nossos corações haja mais gratidão do que ingratidão, mais contentamento do que a perturbadora insatisfação, pois confiamos ao Senhor nossas vidas com tudo o que elas necessitam.
No amor de Deus,
Rev. Ericson Martins
Eu tenho uma dúvida muito grande. Desabafar com a minha mãe é pecado? Ás vezes alguém me fala alguma coisa que me deixa magoada. Ás vezes as pessoas tocam no meu ponto fraco, e eu fico com muita vontade de chorar. E quando acontece isso me dá muita vontade de contar para a minha mãe e dizer o que estou sentindo, porque quando eu converso com ela me sinto aliviada, e quando eu não conto para ela o que aconteceu eu continuo triste. Já sou adulta, tenho 24 anos de idade, mas ás vezes minha mãe me conforta. Se quando acontecer alguma coisa ruim comigo e eu desabafar com a minha mãe estarei pecando?
ResponderExcluirQuerida Raquel, obrigado por enviar o seu comentário!
ExcluirBem, pecado é tudo aquilo que a Palavra de Deus claramente identifica como violação das leis de Deus. Portanto, o simples fato de você "desabafar" com a sua mãe, não pode ser pecado, pois não encontramos qualquer prova bíblica de que seja. Pelo contrário, compartilhar as suas aflições ou alegrias com a sua mãe é uma grande bênção, visto que é merecedora todo o respeito e honra. Mesmo que ela não tenha condições de te ajudar eficientemente, não deixa de ser uma bênção considerá-la, também, uma amiga especial.
Tiago 5:16 - Portanto, confessem os seus Pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.
ExcluirRaquel, realmente pecado, não é. Porém Deus quer ser 1 so contigo. Ele permite suaaslutas para crescer em sua intimidade com Ele. Suas pontos a melhorar Ele já conhece. Mas vc precisa Depender Dele para se levantar. Pois se estiver sozinha no mundo. TERA DEUS em comunhão atendendo 24h.E ira apreender a superar. Pq as maos de Deus agira diante de suas lutas. João 10: 30. Eu e o Pai somos um. - Bíblia JFA seja 1 com Ele.
ExcluirBom dia!
ResponderExcluirAgradeço pelo texto explicativo sobre murmuraçao.
Desde sempre meu esposo reclama de tudo, sem causa, pq temos tudo que precisamos para viver bem.
Li o texto para ele e espero que ele entenda que é pecado e deixe Deus agir, para que vivamos melhor. Obrigada, Deus o abençoe.
Texto excelente! Claro, objetivo, profundo e realmente inspirado pelo Espírito Santo de Deus. Muito obrigada!
ResponderExcluirTinha muitas duvidas sobre murmuração mais agora que lhe esse texto falando ah respeito entendi o significado mesmo por ser uma pessoa que também gosta de murmurar em relação aos meus problemas e outras coisas que ñ concordo,como situações em que venha prejudicar o próximo e muitas e outras coisas que eu ñ consigo fica calado comigo mesmo e as vezes confesso com uma amiga ou amigo em relação o que esta acontecendo mais ñ no ato de promover discordia e sim de por pra fora essa situação que eu presenciei e que fica me remoendo por dentro. Sinceramente estou errado por me comporta desse jeito. Ass:valfredo santos. Bom dia!
ResponderExcluirmuito bom vai mim ajudar bastante
ResponderExcluirPecado do murmúrio? Como alguém que foi educado para ser um ateu e comunista — por mãe solteira, professora de Sociologia e comunista — eu nunca ouvi falar em tal coisa. Mas faz todo o sentido. Então isso que minha esposa faz todo dia, o dia todo, nesses últimos anos é "murmurar"? Ela reclama incessantemente de tudo e de todos; tudo é ruim; nada presta; tudo que eu ou qualquer outra pessoa faz por ela é digno só de críticas e maledicência... Ela é católica e professora universitária, mas depois que entrou num grupo de estudos feministas cerca de 10 anos atrás está se tornando cada vez mais amarga e negativa. Meus filhos, ainda crianças, não têm ouvido uma palavra da amor, carinho ou incentivo em anos. Várias pessoas já comentaram comigo que a expressão dela é permanentemente a de quem "está sentindo cheiro de cocô" o tempo inteiro (com o perdão da palavra).
ResponderExcluirEntão, isso que eu descrevi... É isso o tal "sussurro"?
Este texto foi um soco na minha cara de pau de querer reclamar e reclamar sendo que na verdade eu deveria agradecer e muito. Tenho tudo que preciso. Não sou rico, mas tenho o necessário para viver. Deus me perdoe pelo pecado da murmuração....Me ajude a melhorar Senhor
ResponderExcluirAmém.
ExcluirGraças a Deus obrigada porque sempre tem dias para aprender e melhorar e deixar o costume de murmurar até pelo que não son pertece...Parabéns pra quem postou essa....
ExcluirVerdade linda
ResponderExcluirAmei o texto, p achava q murmurar era só reclamar das coisas ou de Deus,procuro bao fazer isso, mas vi que até de reclamar de uma situação ou de alguém TB é murmuração.
ResponderExcluirAgora vou pedir ajuda a Deus para que pare de murmurar. Não quero mais esse pecado
Muito edificante
ResponderExcluirMeu marido Reclama de tudo,pra ele nada está bom...Ando exalta de tanta reclamação tenho 45 anos de casada,sou evangélica a vida dele é falar mal da igreja e de Pastores,tenho colocado nas mãos de Deus.
ResponderExcluirExcelente!
ResponderExcluir