Falácias evangélicas

 


A falácia é um raciocínio falso que simula a verdade. Ela tem encontrado terreno fértil no meio evangélico há anos, não apenas por tradições pagãs adicionadas a princípios bíblicos, mas pela furtividade de determinadas filosofias humanas que têm se levantado contra a verdade de Deus, arrastando pensamentos para convicções incoerentes com a sã doutrina. 

Isto tem ocorrido de modo cada vez mais claro tanto quanto revelado a permissividade, justamente por falta de senso crítico de grande parcela dos evangélicos e seu baixo nível de maturidade bíblica para identificar falácias e eliminá-las.

Em 2 Coríntios 10:4-5 encontramos um importante esclarecimento do apóstolo Paulo quanto aos sofismas, edificados como fortalezas no modo das pessoas pensarem, mas que podem ser destruídas pelo conhecimento de Deus, “levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo.”

É preciso que nos apeguemos mais seriamente a Palavra de Deus e confiemos nela, se quisermos prevenir que desvios doutrinários entrem sorrateiramente em nossos pensamentos, nos encantando pela sedução do engano. Este foi um dos princípios da queda do homem no jardim do Éden.

A seguir, algumas falácias que precisam ser resistidas biblicamente:

# 01 A Bíblia é a mãe de todas as heresias

MENTIRA! O homem sim, ele é o genitor de todas as heresias por ler e interpretá-la equivocadamente, pois a Bíblia é e sempre será a afirmação da mais pura e suficiente verdade de Deus.

# 02 O pecado na vida do cristão deve ser um acidente

MENTIRA! O homem sempre peca porque é atraído por sua própria cobiça. Portanto, não pode transferir a sua culpa para circunstâncias. A justiça própria é ineficaz, pois não há pecados inocentes, acidentais ou relativos.

# 03 O homem precisa de oração

MENTIRA! Ele precisa é de misericórdia, em resposta às súplicas que são feitas somente a Deus. O homem não é receptor de oração e não necessita de mediadores, pois tem livre acesso a Deus, pela fé em Jesus.

# 04 Todos os caminhos levam a Deus

MENTIRA! Há somente um Deus vivo e verdadeiro, revelado pela única verdade absoluta que é a Bíblia. Denominações Evangélicas não são fonte e não garantem a salvação. A reconciliação com Deus depende de um único meio que é Jesus, o Cristo.

# 05 Deus ama o pecador e odeia o pecado

MENTIRA! O homem é pecador porque foi corrompido pelo pecado e o pratica, não é isento ou neutro. Ele e o pecado são inseparáveis. Deus é santo e não ama o pecador, por isto o justificou do pecado, pela morte vicária de Jesus, e mantém sob juízo os incrédulos.


Rev. Ericson Martins



0 comentários: