A Igreja e as Manifestações Públicas


Está prevista uma manifestação em todo país no próximo domingo (15/03). O que deu início a esta mobilização foi a motivação de pressionar as autoridades do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, à favor das pautas do Poder Executivo.

Infelizmente testemunhamos um conflito entre os Poderes da República e uma crise institucional séria.

A Palavra de Deus nos ensina a obedecer com respeito (Rm 13:1-4; Tt 3:1; 1 Pd 2:13-15 e 18) e a orar (1 Tm 3:1-2) por nossas autoridades civis. 

Não desencorajo a participação nestas manifestações, pelo contrário, desde que sejam pacíficas, respeitem o patrimônio público e privado, as autoridades policiais e conservem o respeito aos que receberam o direito de governarem. A Igreja, em particular, deve alçar a sua voz na sociedade a favor da justiça e da paz e não se calar diante das corrupções no país.

Ressalto, sobretudo, que muito mais que a militância social, a Igreja foi chamada para testemunhar a Palavra de Deus, sendo uma referência dela e da moral, segundo os padrões Divinos. Acolher os aflitos de alma, independente das suas ideologias, e orar pelas autoridades.

A história demonstra que todos os Governos humanos foram e estão corrompidos pelo pecado, mas cedo e mais tarde caem em escândalos e se tornam causa de grandes frustrações. Todos eles nos ajudam a lembrar que só existe um Governo justo, o Governo de Cristo, e esperar por ele.

Como Igreja, apresentemos nossos manifestos a favor do bem comum, sem ceder à tentação de que os Governos humanos podem garantir a estabilidade, a justiça e a paz que só podem ser experimentadas, na sua plenitude, no reino vindouro de Cristo, cuja esperança deve guiar nossa consciência e condutas diante dos magistrados civis.

Que Deus abençoe o Brasil de todos os brasileiros e estrangeiros!

Pr. Ericson Martins

0 comentários: