“O caminho do insensato aos seus próprios olhos parece reto, mas o sábio dá ouvidos aos conselhos” (Provérbios 12:15)
Chegamos ao último dia do ano. Para uns esta data está cercada de um poder místico e misterioso, podendo influenciar experiências positivas ou negativas, dependendo apenas do modo como cada um se porta.
É neste sentido que as vestes a serem trajadas para a ocasião são escolhidas com rigoroso critério, ritos religiosos planejados e companhias selecionadas, na expectativa de que o novo ano seja mais promissor para interesses particulares que o anterior.
Contudo, a realidade continua inalterada, ano após ano: não há nada novo na transição de um dia para o outro e as responsabilidades pessoais continuam as mesmas.
A Palavra de Deus nos ensina que, a todo tempo, precisamos rever nosso passado se quisermos amadurecer o modo de lidar com a vida e experimentar nela uma felicidade que está acessível apenas aos humildes.
Um provérbio chinês antigo diz que “os sábios aprendem com os erros dos outros, os tolos com os próprios erros e os idiotas não aprendem nunca.”
Aprender é o único meio pelo qual podemos nos corrigir, prevenir e amadurecer. Isto requer considerar o passado, observar experiências alheias, ouvir conselhos e parar de tentar provar o improvável, nos equilibrando sobre o fingimento, que ter de reconhecer a nossa inegável pequenez.
Assumir erros e responsabilidades pessoais, contando com o conselho dos que têm mais maturidade, é sábio aos que anseiam por anos enriquecidos pelas bênçãos de Deus.
Sempre que desprezamos a sabedoria adquirida pela experiência dos que nos antecederam, nos expomos a um “campo minado,” cujo discernimento dos riscos se torna impossível pela imprudência, pela insensatez dos nossos próprios olhos.
Por isto a Palavra de Deus exorta a importância de observar, refletir e aprender com as experiências de outras pessoas, para aprender como evitar repetir, repetir e repetir os próprios e mesmos erros.
Nenhum dia, semana, mês e ano poderá ser melhor que o anterior se não houver disposição para aprender, considerando os conselhos de Deus, através de pessoas piedosas e seriamente bíblicas.
Rev. Ericson Martins
Texto muito pertinente, meu irmão Varão de Deus. Pois, trata da exortação ao aprendizado primeiramente com as orientações e conselhos dO nosso Deus em Sua rica e preciosa Palavra,, e também com os os erros dos outros e dos nossos também, assumindo uma postura sábia e inteligível diante das experiências vividas.
ResponderExcluirComentário por: Joubert Camelo
Louvado seja Deus!!!! Que o Senhor nos capacite e nos dê sabedoria para continuar neste mundo caído!!!!
ResponderExcluirLouvado seja o nosso Deus! Que o Senhor nos capacite e nos dê sabedoria para continuar neste mundo caído!!! Comentário por: Antônio Teixeira
ResponderExcluirPalavra sábia, Rev. Ericson Martins. Que o Senhor Jesus te abençoe ricamente no novo ano e no novo ciclo ministerial. A graça e a paz de Cristo!
ResponderExcluirBom dia meu querido pr Rildo quanto tempo gostei da sua explanação muito pertinente
ResponderExcluirExcelente texto! Que sejamos humildes e sejamos mais Dependentes de Deus e Peçamos a ELE que nos dê Sabedoria para que Aprendamos Com os Erros dos Outros e Pratiquemos a Sua Vontade obedecenfo os Seus Mandsmenyos!
ResponderExcluir