O Brasil enfrenta uma das maiores crises morais e políticas da sua história. Neste contexto a confiança nos agentes públicos tende a diminuir rapidamente, enquanto necessitamos dela para mantermos reunidos esforços no crescimento do país. A confiança neles, sem dúvida, é uma necessidade primordial. No entanto, gostaria de fazer as seguintes considerações:
- Só podemos confiar naqueles que estejam em condições seguras para atender nossas necessidades; tenham moral irrepreensível, cuja conduta é coerente com princípios inegociáveis e sejam íntegros, sendo os mesmos em quaisquer circunstâncias ou grupos sociais.
- Quem pode garantir essas qualidades? Os homens em geral? Não! Embora confiar nos homens seja uma necessidade inevitável, não é possível esperar por isso sempre, mais cedo ou tarde podem se tornar protagonistas de uma grande decepção, pois são limitados em sabedoria, capacidade de atender nossos constantes anseios e, ainda, são moralmente imperfeitos. O pior é que entre esses, existem aqueles que se mostram mais maus, corruptos e inconsequentes que os demais, deixando rastros de ruínas e prejuízos incontáveis por onde passam com seus discursos e compromissos levianos.
- Por isso, a Bíblia apresenta Deus como o único objeto seguro para a confiança humana, quando diz: "Melhor é buscar refúgio no Senhor do que confiar no homem. Melhor é buscar refúgio no Senhor do que confiar em príncipes" (Sl 118:8-9). As razões para esta firme e digna confiança está no fato dEle ser absolutamente bom (v. 1-4); porque ao orarmos em meios às aflições da vida não age com indiferença, mas nos ouve e socorre (v. 5); nos protege como ninguém mais (v. 6-7, 10-12); nos ampara quando somos induzidos à "queda" e humilhação dos outros (v. 13); nos fortalece quando estamos enfraquecidos, nos salva quando estamos perdidos (v. 14-15). O salmista ainda afirma seu eterno poder (v. 16); verdadeira esperança do que nEle crê (v. 17); Seu caráter justo (v. 18-20) e dignidade para ser louvado (v. 21-29).
É em momentos de trevas que mais necessitamos da Luz, sem a qual caminhamos, caminhamos e jamais encontramos saída. Confiemos no único e verdadeiro Deus, com esperança que só Ele pode nos dar, em meio às opressões espirituais e políticas que pesam sobre nossa nação! Também, oremos por nossas autoridades e façamos o que deve ser feito com base nas leis, na ordem e respeito, inclusive alçando a voz, nas ruas, contra as injustiças, artimanhas da mentira e corrupções.
Com amor.
Ericson Martins
www.editoracrista.info
www.facebook.com/ericsonmartins
www.facebook.com/ericsonliberatomartins
Confiança em contexto de desconfiança
O autor: Rev. Ericson Martins
Casado com Andréa Liberato e tem dois filhos: Joshua e Eric. Bacharel em Teologia pelo SPBC (GO), especialista em Teologia Exegética do Novo Testamento pelo CPAJ (SP), Missiologia pelo CFM/APMT, Plantação de Igrejas (CTM/IPB) e autor de oito livros. Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) e missionário da Agência Presbiteriana de Missões Transculturais (APMT). Contatos: https://linktr.ee/ericsonmartins
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários: