Dia do Pastor Presbiteriano

 


Anualmente, no dia 17 de dezembro, a Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) comemora o Dia do Pastor Presbiteriano. Gostaria de destacar duas considerações importantes:

Primeira, histórica. Esta homenagem tem sua origem na ordenação do primeiro pastor presbiteriano brasileiro, o Rev. José Manoel da Conceição, ocorrida em 17 de dezembro de 1865. Esse foi o início do pastorado presbiteriano autóctone, consolidando uma liderança nacional enraizada na língua, na cultura e na realidade do Brasil.

Segunda, funcional. O trabalho pastoral legítimo é fruto da vocação divina, sustentado pela abnegação e conduzido pela Palavra de Deus. Os pastores carregam a grande responsabilidade não apenas de falar em nome de Deus, mas também de cuidar do seu rebanho, muitas vezes a um custo elevado, pago com renúncias silenciosas, ansiedades e solidão.

Nesse sentido, a vida pastoral encontra seu modelo maior em Cristo Jesus, o supremo Pastor, que serviu com mansidão, ensinou com fidelidade e entregou a própria vida pelas ovelhas. Honrar os pastores não é excesso, é um ato de justiça, pois reconhece a dignidade e a relevância do sagrado ministério que representam e exercem na sociedade, expressa gratidão por sua perseverança e os encoraja a permanecer firmes, lembrando que nenhum serviço feito por amor a Cristo é em vão.

Oremos pelos pastores, cuidemos deles e de suas famílias, não permitamos que sejam esquecidos e abandonados, inclusive na velhice. Que os verdadeiros pastores encontrem sempre em nós respeito sincero e cooperação.

Rev. Ericson Martins

0 comentários: