Rendei graças ao Senhor

 


“Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom, e a sua misericórdia dura para sempre. Digam-no os remidos do Senhor, os que ele resgatou da mão do inimigo e congregou de entre as terras, do Oriente e do Ocidente, do Norte e do mar” (Salmo 107:1-3)

Depois desta introdução, este Salmo descreve como Deus socorre o Seu povo que se encontra em perigo (perdido pelo deserto, v. 4-9), quando muitos são levados à prisão (v. 10-16), quando enfrenta inevitáveis enfermidades e aflições - e crentes passam por isto sim, inclusive por causa de caminhos de transgressão (v. 17-22) ou quando experimenta grandes ansiedades, como as que provocam grandes tempestades em meio ao mar (v. 23-32).

O Salmo, em meio a todas estas adversidades, termina com uma expressão enfática de louvor ao Senhor (v. 33-43), porque apesar de sermos pequenos, vulneráveis às “tormentas” desta vida e frágeis, Ele continua sendo bom e na Sua bondade, oferece ações misericordiosas a todos os que encontram nEle refúgio e forças, conforme o próprio autor destaca, nos versos 6, 13, 19 e 28: “livrou das suas tribulações”.

Por fim, reflitamos no que diz o último verso e rendamos ações de graças ao Senhor, independente das nossas circunstâncias terrenas e passageiras: 

“Quem é sábio atente para essas coisas e considere as misericórdias do Senhor” (v. 43)

Que assim seja, amém!

Pr. Ericson Martins 

0 comentários: