Deus cuida do Seu povo, inclusive na fornalha

“Por amor do meu nome, retardarei a minha ira e por causa da minha honra me conterei para contigo, para que te não venha a exterminar. Eis que te acrisolei, mas disso não resultou prata; provei-te na fornalha da aflição. Por amor de mim, por amor de mim, é que faço isto; porque como seria profanado o meu nome? A minha glória, não a dou a outrem” (Isaías 48:9-11)


Deus permitiu que Israel fosse colocado na fornalha da aflição para refiná-lo, não para exterminá-lo. A Sua honra foi (e é) preservada quando o povo passou por dias indesejáveis. Mesmo assim, Deus tratou Israel com graça, quando mereceu passar por uma punição muito mais rigorosa, mas foi misericordioso ao retardar a Sua ira, assim como, por meio de Jesus Cristo, foi misericordioso para conosco, pecadores, nos salvando da condenação eterna, pela graça, e nos santificando, mesmo através das aflições, para nos fazer lembrar e aprender, definitivamente, que somente Ele é a força e solução para o Seu povo - Ele não compartilha esta glória com ninguém!


Israel foi provado na fornalha do exílio, para que retornasse à Judá com a fé mais refinada. Isto foi necessário porque o povo havia se esquecido do Senhor, servido os ídolos deste mundo e se rebelado (v. 5 e 8). A disciplina foi por amor, para despertar e elevar a confiança povo no verdadeiro Deus, o único que poderia e pode suprir as necessidades daqueles que nEle se refugiam. 


Se estamos passando por provações, consolemos nossos corações e uns aos outros, pelo propósito que Deus tem através delas. Sendo assim, que venham, pois Deus continuará sendo Deus e refinará em nós uma fé mais pura e mais bem direcionada. 


Deus está conosco, não há o que temer! Portanto, quando a pobreza entrar em nossa casa, podemos confiar que o Senhor é o nosso Pastor, nada nos faltará. Quando a doença chegar (e chega), podemos confiar que o Senhor é poderoso para nos curar e livrar a nossa alma das dores eternas. O que quer que aconteça conosco neste vale de lágrimas, lembremos que não éramos povo, mas agora somos o povo de Deus, não tínhamos alcançado misericórdia, mas, agora, alcançamos (1 Pd 2:9-10). 


Podemos passar por provações e pela vontade de chorar, quando não choramos, mas o Senhor nunca nos abandona, pelo contrário, nos refina, nos santifica do pecado da idolatria e rebeldia, nos edifica, nos une, nos conduz a uma vida de gratidão e adoração verdadeiras, nos faz perceber a diferença entre o que é terreno e passageiro daquilo que é eterno, a valorizar as experiências simples da vida, a reconhecer o prazer de um abraço fraterno e nos alegrar quando nos reunimos em cultos públicos.


O Senhor nos visita em lugares desolados e nos diz nos vales sombrios: “Não temas” (Dt 1:21, 31:8; Js 1:9; Sl 23:4), porque Ele está sempre conosco! Não temamos, o Senhor é por nós (Rm 8:31) e ninguém pode arrebatar-nos das Suas mãos (Jo 10:28). Em todas as nossas provas de fogo, a presença dEle é tanto o nosso conforto como a nossa segurança. Ele nunca nos deixará.


Neste dia, apesar das nossas presentes aflições, agradeçamos ao Senhor por Sua mais presente proteção e provisão espiritual. Por causa da Sua honra Ele tem retardado a Sua ira em face das justas consequências dos nossos pecados, nos dado a chance de passarmos pela fornalha da aflição e sairmos mais confiantes e mais comprometidos de quando entramos nelas.


Assim, consolemos uns aos outros com estas palavras!


Pr. Ericson Martins 

https://linktr.ee/ericsonmartins

0 comentários: