Apostasia


Não deveríamos ser surpreendidos, nesse final de tempos, considerando no mundo o avanço do pecado e as convulsões espirituais que antecedem a segunda vinda de Cristo, se testemunhássemos nas Igrejas cristãs brasileiras, o que ocorreu no Hemisfério Norte durante alguns séculos passados, ou seja, a dispersão de seus membros quando as Igrejas negaram o culto às personalidades, resistiram os maus pastores e obreiros, combateram firmemente as heresias, centralizaram Cristo na pregação das Escrituras e não o entretenimento e distrações dela, protegeram o significado dos sacramentos da ceia e batismo nas liturgias, não permitiram o uso dos seus templos além do culto exclusivo a Deus, valorizaram mais a mutualidade cristã intencional e pessoal do que eventos que visam lucros e privilégios de alguns, deram muito mais crédito ao vigor nas orações, ensino bíblico e evangelização que à vaidade de um intelectualismo arrogante e incoerente com a vida, a disciplina eclesiástica bíblica e destemida a favor da pureza e correção dos seus membros, etc., mas que sucumbiram às pressões e se entregaram ao liberalismo teológico e às corrupções morais, perdendo a vitalidade de uma Igreja militante nas missões, centralizada nas Escrituras e guiadas por líderes mais cheios do Espírito Santo que de si mesmos.

De fato, "alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência" (1 Tm 4:1-2).

Mas o apóstolo Paulo deixou claro a esperança de nos prevenirmos e nos preservarmos dessas e outras experiências tão nocivas à verdadeira religião, quando advertiu o jovem pastor Timóteo: "Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas caducas. Exercita-te, pessoalmente, na piedade. Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser. Fiel é esta palavra e digna de inteira aceitação. Ora, é para esse fim que labutamos e nos esforçamos sobremodo, porquanto temos posto a nossa esperança no Deus vivo, Salvador de todos os homens, especialmente dos fiéis. Ordena e ensina estas coisas" (1 Tm 4:7-11).

Ericson Martins

0 comentários: