Sabedoria entre conselhos


“O caminho do insensato aos seus próprios olhos parece reto, mas o sábio dá ouvidos aos conselhos” - Provérbios 12:15

Salomão, considerado um dos homens mais sábios do Antigo Testamento, considerava temer a Deus como princípio da sabedoria, ouvindo conselhos, jamais desprezando o ensino (Pv 1:7). Ele insistiu que aquele que abandona a repreensão “anda errado” (Pv 10:17).

Muitas razões justificam a necessidade de se ouvir conselhos, dentre os mais importantes destacamos pelos menos três:

a) Ninguém tem conhecimento sobre tudo, muito menos das intenções dos outros;

b) Ninguém pode se prevenir totalmente dos resultados que palavras e condutas provocam no futuro;

c) Ninguém é capaz de cuidar de si só.

Em Provérbios 12:15 Salomão revela o contraste entre o insensato e o sábio. O insensato é presunçoso, pensa que está sempre certo em seus caminhos, por isso despreza conselhos e os outros, seguindo a obstinação dos seus impulsos. Assim, ele engana a si mesmo. Já o sábio, pelo contrário, é humilde, não ousa pensar que pode cuidar de si e de outros só, muito menos que é suficientemente capaz para discernir todas as necessidades. Ele reconhece a necessidade de ser corrigido e está sempre aberto para ouvir conselhos que podem aperfeiçoar suas percepções e condições. Não perde seu foco, se aborrecendo por qualquer insulto. Em vez de liberar rapidamente sua ira sobre os que o ofende, sua resposta afronta a malícia com perdão e paz. Ele controla as emoções e sela seus lábios nos momentos certos (Pv 12:16).

Ai do arrogante que pensa saber tudo, mas feliz o que procura conselhos de uma, duas, três... pessoas. Esse percebe que sua própria perspectiva pode ser tendenciosa e que grandes riscos se escondem ao ver as coisas de uma única maneira. Por esta razão, valoriza a percepção dos outros, especialmente de pessoas piedosas, comprometidas com a Palavra de Deus.

Enquanto o insensato exalta sua retórica e egocentrismo, percorrendo, enganado, caminhos que lhe parece reto, o sábio anda firmemente naqueles que, seguramente, lhe garantem satisfações reais, pois conta com bons conselhos e explora as melhores oportunidades para exaltar o testemunho do Senhor em sua vida!

Ericson Martins

Instagram:

Um comentário: