Um chamado transformador


            Saul fora um líder admirável (1 Sm 10:24). Levou a nação de Israel a batalhas importantes e voltou com vitórias memoráveis contra os amonitas, filisteus, amelequitas, moabitas e edomitas; garantindo um bom período de paz por causa das constantes invasões e explorações destes povos que souberam desenvolver armas de metal, enquanto os hebreus ainda usavam madeira como matéria prima para as suas armas. Mas a imaturidade de Saul diante das constantes pressões precedeu a sua ruína. O ponto mais alto da sua arrogância foi usurpar funções sacerdotais violando as leis.
            Certa vez, em um novo confronto com os filisteus, perdeu a batalha, três dos seus filhos foram assassinados, incluindo Jônatas, e cometeu suicídio (1 Sm 31), depois de 40 anos de governo sobre Israel. Jônatas deixou um filho, chamado Mefibosete.
            A história de Mefibosete é uma história cheia de tragédias. Em 2 Samuel 4:4 diz que ele tinha cinco anos quando mataram o seu avô (Saul) e no mesmo dia, mataram o seu pai (Jônatas). Como se não bastasse, sua babá, querendo protegê-lo, o pegou nos braços e correndo para escondê-lo, tropeçou e o deixou cair no chão. Ele quebrou as duas pernas e nunca mais andou. Mefibosete, então, foi escondido e quem o escondeu pensava estar o protegendo do novo rei, Davi. No entanto, o rei Davi havia feito uma aliança com o pai de Mefibosete, e prometera cuidar e proteger todos os seus descendentes (1 Sm 20:42). Mefibosete, por pensar que Davi o procurava para o mal, mais se escondia. Quando Davi o descobriu, mandou um dos seus servos buscá-lo. Ziba foi ao encontro de Mefibosete e o levou ao palácio.
            Davi lhe restaurou a vida e lhe devolveu tudo o que ele tinha direito, por causa de Jônatas, e Mefibosete passou a viver lado a lado com o rei.
            Esta história demonstra como tudo muda pelo chamado do Rei.

            Ouça esta mensagem aqui mesmo:





Para fazer download desta mensagem em áudio, acesse: http://pipg.org/?p=sermon&u=813


Com amor,
Ericson Martins
contato@brmail.info



0 comentários: