Arrependei-vos!


O texto de Mateus 4:12-17 trata basicamente (a) a necessidade do arrependimento (b) porque o reino dos céus está próximo.

Martinho Lutero foi um personagem central na Reforma Protestante. Ele viveu em dias nos quais:

- Se pregava perdão dos pecados pela compra de indulgências;
- Se pregava salvação mediante boas ações;
- Se pregava que somente os sacerdotes podiam ler e interpretar a Bíblia.

Seu protesto mais conhecido foi fixar na porta da igreja do castelo de Wittenberg, em 1517, suas 95 teses contra diversos problemas teológicos da Igreja no seu tempo. Nas quatro primeiras teses, Lutero reivindicou o arrependimento. Para ele, esse era o princípio da verdadeira Reforma na Igreja.

Não tenho dúvidas que os principais problemas no atual evangelicalismo brasileiro estão relacionados a falta de arrependimento. O pecado não é tratado como pecado, e a sua gravidade não é reconhecida; por esta causa, o enfraquecimento espiritual e moral é tolerado como normal.

O problema notado entre Adão e Eva, quando surpreendidos no pecado por Deus em Gênesis 3, é o mesmo notado em nossos dias. Homens e mulheres se desculpando o tempo todo porque recusam admitir seus pecados e se arrependerem diante de Deus. Quase nunca pedem perdão, e quando arriscam, apresentam diversas justificativas na tentativa de reduzir suas responsabilidades. Estão convencidos que são sempre inocentes e os outros sempre culpados.

Davi, quando exposto ao seu pecado, disse a Deus: “Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar” (Sl 51:4). Davi reconheceu o seu pecado e aceitou a condenação como a merecida justiça da parte de Deus, e não apresentou qualquer justificativa própria para o pecado que cometeu. O verdadeiro arrependimento, produz essa consciência na presença de Deus, e é o princípio da nossa libertação do pecado.

Assista a mensagem completa pelo vídeo abaixo:


Se desejar fazer download do arquivo de áudio ou vídeo, acesse: http://pipg.org/?p=sermon&u=813

Com amor, 
Ericson Martins
contato@brmail.info



0 comentários: