Novo ano, nova oportunidade



Porque para todo propósito há tempo e modo;
porquanto é grande o mal que pesa sobre o homem
Eclesiástes 8:6

            Estamos no limiar de um novo ano. A maioria das pessoas nesta ocasião espera que o novo ano seja uma nova oportunidade de mudar hábitos a fim de alcançar seus propósitos, após uma tentativa de compreender o futuro. Em razão disto, promessas são feitas e compromissos são firmados, sem, muitas vezes, a consciência das suas verdadeiras exigências, motivo porque boas intenções são seguidas por histórias de promessas e compromissos não cumpridos.

            Há muitas coisas que o homem não sabe, a maior delas é o seu futuro. A Escritura declara que para todo propósito há tempo e modo. Sua maior angústia ou o grande mal que pesa sobre o homem é não conseguir discernir plenamente o tempo e ainda mais o modo em que os propósitos se estabelecem, porque somente Deus sabe o significado das Suas próprias ações (Ec. 8:17) na história e ninguém pode dominá-las (Ec. 8:8). Não ter controle do tempo e o modo de estabelecer um propósito no futuro é angustiante para o homem, porque ele prefere controlar seus próprios interesses a serem confiados ao tempo e ao modo estabelecido pelo propósito de Deus.

            Entretanto, o homem não sendo capaz de discernir plenamente o futuro, o tempo e o modo dos propósitos preestabelecidos por Deus, não o isenta das responsabilidades que possui na vida moral, familiar, profissional, acadêmica e, especialmente, espiritual. Portanto, este momento não deixa de ser uma nova oportunidade para refletir no ano que se finda a fim de descobrir quais expectativas construídas nele podem ser transferidas para o próximo, e quais procedimentos devem ser renunciados. É momento para se fazer um balanço entre o ideal e o real, entre o desejo e a prioridade, entre ser e o realizar. Neste sentido, enquanto o tempo e o modo no futuro são desconhecidos, o tempo e o modo no presente são vividos com consciência. Ciente disto, recomendo duas reflexões bíblicas abaixo para o novo ano, sendo elas novas oportunidades de melhorar a qualidade de vida na perspectiva cristã:

            (1) Administre bem seu tempo (Sl. 90:12; Ec. 3:1-8; Mt. 6:25-34). O tempo não pára e cada hora desperdiçada representa uma oportunidade perdida. Detecte quais são as fontes de distração e elimine-as. Use o tempo sabiamente e com discernimento (Ef. 5:16). Valorize-o equilibrando necessidades. O trabalho e o estudo são importantes, mas não mais que o relacionamento familiar (1 Tm. 5:8), cuidado com a saúde e, acima de tudo, sua vocação como discípulo de Jesus num mundo cada vez mais egoísta. Invista tempo para cuidar de você sem esquecer dos que estão sofrendo ao alcance da sua capacidade de auxílio. O maior sucesso pessoal se vê naqueles que investimos.

            (2) Administre bem suas finanças (Pv. 3:27-28, 12:11; Ec. 5:8-20; Mt. 25:14-30; Lc. 12:15). As tentações materiais de fim de ano seguem os passeios de férias e retorno à Escola/Faculdade em janeiro, além de diversos impostos a partir de março. Evite gastos excessivos neste final de ano, faça economias sábias para enfrentar o semestre de débitos mais difícil do ano (Gn. 41:47-50; Pv. 21:20). Gaste somente o que tem, se possível, fuja do cheque especial e cartão de crédito (Pv. 22:26-27). Faça um orçamento anual (se não sabe, peça auxílio) e seja rigoroso em cumprir. Alguns chamam isto de ansiedade, mas o planejamento na vida do cristão é bíblico (Lc. 14:28-30) e o protege de mal testemunho.

            Concluindo, neste novo ano você tem uma nova oportunidade de melhorar sua conduta cristã no tempo e no modo de administrar suas necessidades no presente. Esta responsabilidade é humana, intransferível e dignamente necessária. Faça planos, contemple o futuro, crie expectativas, esforce-se, trabalhe duro, agende e cumpra horários, economize,... contudo, esteja ciente que o propósito mais profundo na vida somente Deus o pode estabelecer (Pv. 16:1) e, portanto, deve submeter a Ele com alegria tudo o que almeja para o ano vindouro.

            Com meu amor e desejando um feliz 2012,


Ericson Martins
contato@brmail.info



Siga-me nas Redes Sociais:
http://facebook.com/ericsonmartins
http://twitter.com/ericsonmartins

0 comentários: