Família: membros uns dos outros


“... se um membro sofre, todos sofrem com ele;
e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam.
Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo”
1 Coríntios 12:27

A Igreja no Novo Testamento é descrita, entre outras metáforas, de “Corpo de Cristo” (Rm. 7:4; 1 Cor. 10:16, 12:27; Ef. 4:12). O apóstolo Paulo está instruindo a Igreja em Corinto para que seja unida naquele que é a Cabeça de todo o Corpo, a saber, Cristo (1 Cor. 12:12 cf. Cl. 1:18).

A dinâmica funcional do Corpo de Cristo não é mecânica, mas orgânica. Ele é constituído por membros vivos e ativos. Esta é a visão comunicada pelas Escrituras e deve ser aplicada no modo como lidamos com os relacionamentos interpessoais. Portanto, o Corpo é vivo, e sua vida encontra-se nos membros que o constitui sob o governo de Cristo, revelado nas Escrituras.

Considerando esta afirmação a respeito da Igreja, a família deve compreender e praticar alguns princípios de unidade (1 Cor. 12:12), os quais expressam vida:

01. A dor não é sentida isoladamente. Se um sofre, todos devem sofrer com ele. Esta é uma lei que deve ser observada no ambiente familiar: empatia. Isto significa que se um membro estiver espiritualmente ferido todos devem cercá-lo com cuidados amorosos. Porque a dor ou alegria de um, afeta a todos, mesmo quando ignorada esta verdade. Quando entendemos isto, nos tornamos mais ativos no cuidado mútuo, no aconselhamento, etc. A empatia produz harmonia verdadeira. Muitas famílias sofrem, assim como a Igreja, quando seus membros vivem dissoluvelmente dos demais.

02. Semelhantemente, a vitória honrosa é compartilhada com todos. Um organismo vivo funciona plenamente em harmonia. Se um não desempenha sua função, todo o corpo é prejudicado. Mas quando todos exercem seus dons, o propósito do corpo é cumprido e isto honra a todos. Portanto, saiba se alegrar com os outros.

O apóstolo Paulo, dirigindo-se à Igreja em Corinto enfatiza: “Ora, vós sois corpo de Cristo...”. Apesar da desunião, ele afirma que ela era corpo de Cristo (1 Cor. 12:13). O que faltava era equilíbrio das suas funções individuais como membros desse corpo, sabendo que sua harmonia expressaria não apenas vida, mas saúde.

Que estas verdades fortaleçam as famílias!


Com amor,
Ericson Martins
contato@brmail.info

Se desejar, poderá deixar seu comentário registrado aqui. Basta clicar sobre o link “comentários” que se encontra acima da figura ilustrativa deste post.


0 comentários: