Folhas de figueira


Em Gênesis 3:7, lemos o episódio em que Adão e Eva, após terem desobedecido a Palavra de Deus, coseram folhas de figueira para esconderem a nudez. Porque não foram fiéis, a consciência foi despertada em relação ao pecado e consequentemente sentiram vergonha de si mesmos e medo de Deus, por isso, tentaram esconder de si próprios (usando folhas), como de Deus (correndo para trás das árvores do Jardim, Gn 3:8).

A natureza da humanidade tende não revelar sua verdadeira identidade, no fundo o que ocorre é vergonha de um relacionamento com Deus que se encontra distante daquilo que a Palavra orienta. Ninguém aceita se revelar aos outros como mentirosos, insensíveis, descomprometidos, invejosos, cobiçosos, inseguros, preguiçosos, infiéis ao cônjuge, etc. Como modo de esconder a realidade da vergonha produzida pelo pecado, muitas vezes, como Adão e Eva, usamos "folhas da figueira" na tentativa de cobrir nossas angústias, mesmo quando todos pensam que estamos bem.

As "folhas da figueira" representam a força do homem contra a verdade sobre si mesmo. Humildade não é ser pobre, cegamente submisso, nem tampouco omisso e passivo a tudo, mas é revelar quem verdadeiramente somos, independente do desconforto próprio ou a outros. Revelar nossas fraquezas tem sentido à restauração, uma vez que desejamos isto como um propósito.

No texto de Gênesis 3:7 fala que eles "coseram folhas de figueira, e fizeram cintas para si"; contudo, note o que diz o versículo 10: "porque estava nu, tive medo e me escondi". Já não estavam com as cintas, possivelmente secaram com a luz do Sol. Toda força do homem chega ao seu fim e quando menos espera, terá que se apresentar a Deus nu. Mas Deus não os deixou, deu a segurança que precisavam: peles de animais; um apontamento ao sacrifício de Jesus, representando a salvação de todos os eleitos. 

Ser humilde em primeiro lugar não é apresentar quem você não é ou o que não pode realizar, é deixar que as pessoas vejam quem é de fato. Ser humilde não é esconder das pessoas e de Deus o que há no coração. A Bíblia diz: "Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus ?" (Mq 6:8).

Humildade é uma ordem para mim e para você.

Ericson Martins

8 comentários: