O Reino de Deus em Nós


"Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu : Não vem o reino de Deus com visível aparência ... Porque o reino de Deus está em vós" Lucas 17:20

         No Jardim chamado Éden, o homem era cheio de significado em Deus e não necessitava de nada, possuía atributos que após o pecado se tornaram necessidades. Uma dessas necessidades é o senso de valor próprio, a certeza de ser aceito, de encontrar-se com significado; no entanto, esta necessidade cognitiva focada em alvos equivocados de satisfação, produz um frenesi tão intenso que muitas pessoas se tornam capazes de terríveis violências contra si mesmas. Em busca de aceitação, de reconhecimento, investem na performance, no status, na estética, em uma mescla de conquistas materiais e posições de poder que acabam criando um efeito visual de aparência da verdade. Sabemos que nada disso pode satisfazer a real necessidade do homem, e sim, um encontro genuíno com o Criador quem é a fonte de vida e viver verdadeiramente.

         Nossa condição em pecado nos impede de discernir as coisas espirituais, por isto lidamos com o temporal como se ele fosse o eterno, fundimos real e irreal tornando-os um objetivo só, e acreditamos no que vemos sem considerar a existência das que não podemos ver. Assim, sem a iluminação do Espírito Santo, apenas na estática consciência proveniente do conhecimento religioso, os fariseus interrogaram Jesus, sobre quando viria reino de Deus. A resposta de Jesus foi uma : ele não vem como algo que se pode medir, tocar, competir, não vem para satisfazer a aparência vazia que os homens buscam, ele é a conversão do homem de dentro para fora, lhe dando discernimento da esperança em Deus, ele não é um templo feito por mãos humanas, mas é o humano que o Espírito Santo habita e lhe faz encontrar o verdadeiro sentido da vida que é a glorificação de quem o possui, pois o reino é de Deus.

         É fato personagens que atuam nas igrejas ofuscando a honra de Cristo direcionando toda atenção do povo para si próprio, para a demonstração de que são seres especiais sob o mérito da intimidade Divina, quando estão desesperados por atenção, por reconhecimento. Gente que assume a personalidade de leão e ruge porque tem a "unção do Leão da Tribo de Judá" e que até urina em lugares específicos na cidade para demarcar território espiritual. Esta é uma Ilustração real que revela nossa incapacidade de integrar a consciência da fé a alguma coisa que, carregando discernimento, manifesta o reino de Deus ao mundo por quem somos. Assim, isolamos a espiritualidade convicta de valores e compromisso, do mundo e tratamos Deus como se Ele estivesse do lado de fora da vida humana. Esta espiritualidade que produzimos não se relaciona com o mundo e ainda nos escandalizamos com a performance dos fariseus quando lemos as histórias bíblicas.

         O reino de Deus está em nós e estando de fato, não nos preocupamos com o testemunho comportamental além do necessário, porque ele é uma conseqüência natural da presença viva do Espírito naquele que de fato, fora regenerado de dentro para fora.


Ericson Martins
contato@projetoperu.com







0 comentários: