Cheios do Espírito para Servir

Entre o Serviço e o Oficialato


"Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço; e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra." Atos 6:3-4

          Nos ambientes onde deveríamos encontrar compromisso com o serviço, muitas vezes, o que vemos é apenas ofício. Neste caso, cargo tem mais valor que a função. Isto ocorre porque já se perdeu a importância do amor ao próximo em detrimento da necessidade de "ser alguém" na igreja institucional. Esta "moeda" chamada "status-latria" não pode comprar o dom do Espírito, apenas negociar interesses egoístas em busca de notoriedade. Posições oficialmente designadas são exigências de organização e não refletem necessariamente a realidade do Corpo de Cristo, pois ele é "organismo vivo" onde cada um vive seu próprio dom na graça de Deus e sem necessidade de validação por qualquer ofício que não seja o amor genuíno a Deus e ao próximo, porque ministério, não é nada mais que vida, é o encontro com o próximo diariamente em todo lugar e não está condicionado por cargo "A" ou "B".
          Servir a Deus não é um ofício. Servir é alegria, não constrangimento. Basta deixar de sonhar e amar que automaticamente mergulhamos na apatia. 
          Ora, o que é servir senão doar ? Quem não se doa perde em si mesmo a liberdade de expressar sua função no Corpo por sentir-se atado pelo medo das perdas insignificantes.
          Somente cheio do Espírito Santo o homem pode exercer a motivação correta no serviço. Aqueles homens em Jerusalém foram escolhidos pelo testemunho que já tinham entre as pessoas. Eram pessoas que se doavam a pessoas (sem cargo). Por isto, eram homens de boa reputação, CHEIOS DO ESPÍRITO e cheios de sabedoria. Esta é a diferença básica entre quem simplesmente quer servir por nada e o que quer servir em troca de algo que unicamente lhe satisfaça. Quem ama genuinamente o Senhor, serve no anonimato com a mesma intensidade de quando está em evidência porque sua maior conquista é a doação e não o ganho da admiração pública.
          NAquele que trabalhou servindo e com meu carinho de sempre !

Ericson Martins

.

0 comentários: