São Nicolau - Natal ?



          Ouvi certa vez uma definição para a palavra restauração que me chamou a atenção : "Manter aquilo que temos como verdade, buscar aquelas que se perderam e abandonar aquilo que não é original e foi agregado.”
          Muitos dizem que 25 de dezembro é a data mais importante para o Cristianismo, mas muitas culturas pagãs (não-cristãs) celebram festividades na mesma data, porque a data é importante, mas os significados se distinguem. Para nós, a data lembra o milagre do nascimento de Jesus, enquanto para outros, na mesma data, São Nicolau é o homenageado. Segundo a história, a origem do famoso “Papai Noel” se deu com São Nicolau (monge cristão da Rússia antiga). A conhecida Enciclopédia Britânica diz : "São Nicolau, santo venerado pelos gregos e latinos em 6 de dezembro ... conta-se uma lenda segundo a qual pre-senteava ocultamente as três filhas de um homem pobre ... deu origem ao costume de se dar presentes em segredo na véspera do dia de São Nicolau (6/12), data que depois foi transferida para o dia do Natal. Daí a associação do Natal com São Nicolau (Papai Noel) ...".
          Na época, os pais castigavam seus filhos por dizerem mentiras (por causa das fortes tradições cristãs), porém, ao chegar o Natal, eles mesmos se encarregam de contar-lhes a mentira do "Papai Noel". Por isso não é de se estranhar que, muitos, ao chega-rem na idade adulta também acreditem que Deus é um mito. Justamente por esta razão, quando meditamos sobre o Natal, devemos pensar nas origens, com o mesmo significado que devemos celebrar esta data tão importante. O significado único e maior do Natal é o nascimento do Redentor, data em que dedicamos louvor e gratidão, data em que o presenteamos com uma vida cheia da Verdade, data em que associamos seu nascimento à sua ressurreição para a salvação de todo aquele que crê.



Ericson Martins



0 comentários: