Restaurando a Alma Ferida


"A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices" Salmo 19:7


          Falar sobre “restauração de feridas nas emoções” exige uma atenção maior além deste pequeno texto, e gostaria muito de explorar melhor este tema, entretanto, sabendo das limitações de espaço e tempo de cada um, pretendo levá-los a refletir sobre alguns aspectos importantes que envolvem nossa saúde emocional. Por isto, leia este texto com coração aberto para fazer um auto-exame e se dispor procurar ajuda de pessoas competentes que poderão lhe auxiliar no caminho da cura.
          A principal necessidade do homem é ser amado e amar; poderia até dizer que é nesta ordem. Jesus nos amou primeiro, por isto o amamos. O amor é o solo firme da nossa personalidade. Temos a necessidade de nos sentir aceitos numa relação, aliás, fomos criados para sermos amados e amar a Deus, esta estrutura ou necessidade permanece intacta mesmo após a intervenção do pecado. 
          O amor mútuo gera segurança, confiança e bem-estar. 
          A rejeição desestrutura qualquer um, e a evidência maior é a incapacidade de amar e manifestar este nobre sentimento por meio de suas relações. Nenhuma pessoa é capaz de suportar a dor da rejeição e para amortecer a força deste sofrimento (medo, solidão, baixa-estima, depressão, desânimo constante ... ira, amargura, mal-humor) muitos apresentam dois grandes problemas emocionais : sofisticação (resignação) e superioridade (depreciação).
          Adolescentes e jovens, por exemplo, para se sentirem aceitos ou “iguais” negociam tudo, até mesmo a importante relação com os pais, porque temem ser diferentes e conseqüentemente rejeitados (risco de ter poucos ou nenhum amigo). O sentimento de rejeição é contrário ao amor que aceita incondicionalmente. Viver sem se sentir amado verdadeiramente adoece e é necessário identificar esta realidade para abandonar o “castelo” das falsas aparências que esconde o coração triste e frustrado, vivendo aquém do projeto de Deus para sua vida emocional. 
          Você é feliz ? Este pergunta não é fácil ser respondida rapidamente para muitos porque falta a segurança que só o amor traz. A maioria irá parar por um instante para conferir se realmente é como se estivesse procurando no meio de tantas infelicidades algum motivo.
          Quero rapidamente dar algumas dicas (não são mágicas), que poderão lhe auxiliar num pacífico processo de cura, mas antes é preciso ler em voz alta : “Este processo exige autenticidade, clara compreensão e consciência do tempo necessário até que tudo se estabeleça”

          01. Creia que Deus pode te curar.
          02. Reconheça que necessita de cura (o pior doente é aquele que não reconhece sua enfermidade – é preciso enfrentar a verdade.
          03. Localize a raiz dos problemas. A maioria dos problemas que confessamos são apenas galhos.
          04. Confie nas pessoas que te ministram e que são aptos a te ajudar. No mundo de hoje não é fácil abrir o coração para as pessoas, mas Deus preparou pessoas no Seu Reino que saberão ouvi-lo, aconselhá-lo e orar conforme o texto de Tiago 5:16.

          Lembre-se que pode até se sentir rejeitado, mas Deus o aceita como está. Vá para os Seus braços agora mesmo e desfrute do Seu amor restaurador, então, poderá ser muito mais feliz consigo mesmo e com aqueles que estão ao seu lado.


Ericson Martins


.

Um comentário:

  1. EU SEI QUE DEUS NOS DA FORÇA PARA SUPORTAR A DOR DA REGEIÇÃO.QUANDO MEUS 2 FILHOS CASARM MEU MARIDI TAMBEM SAIU DE CASA.POR INCRIVEL ERAMOS UM CASAL FELIZ.DE REPENTE ELE SE APIXONOU POR ELA,DESTA SUA SAIDA ELE VOTOU PRA CAS 6 VESES.HOJE MORO EM UM AP MUITO GRANDE,MAS, NADA ME DEIXA FELIZDIANTE DE SOFRIMENTOS QUE PASSEI COM MARUDO, E FILHOS, DE RETORNO VEIO ARTROSEMARTRITE E A FIBRIMIOAGIA.TUDO CONSEQUECIAS DO LADO EMOCIONAL,NÃO SINTO ALEGIA EM NADA, DE VIVER DE TOMAR UM BANHO DE SAIR DE CASA.PARECE QUE CAI NUM FUNDO DE UM POÇO SEM RETORNO.CONFESSO QUE EU NÃO QUERIA E NEM QUERO VIVER ASSIM.

    ResponderExcluir