Espiritualidade Cultivada



"... há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; ..." Ef. 4:5

          A igreja em Éfeso foi uma igreja privilegiada pelo maior tempo em que o apóstolo Paulo residiu e dedicou-se pessoalmente na fundamentação teológica. A carta de Efésios tem um valor doutrinário especial e apresenta fortes apelos de Paulo, um destes apelos refere-se à unidade, não apenas dos relacionamentos inter-pessoais, mas na doutrina. O que os efésios testemunharam em sua época se assemelha com a nossa. Temos sofrido nestes dias por uma espiritualidade indisciplinada quanto às verdades bíblicas. Nossa geração experimenta um crescimento surpreendente da Igreja no mesmo ritmo que o alicerce doutrinário ameaça as edificações espirituais por estar corroída de enganos. Depreciamos a bíblia e valorizamos mais interpretações proféticas oriundas de sonhos, visões e experiências pessoais como sendo novas revelações de Deus para nosso tempo. O resultado é um monte de gente um busca apenas e enfaticamente do conforto espiritual, da prosperidade e ainda, arrogantemente, fazem propostas indecentes para que Deus responda suas orações, resolvendo seus problemas. Em grande parte, isso se deve à perda da continuidade do ensino teológico reformado sério; por essa causa, o que está resultando é a deterioração da fé genuína. 
          Que como Igreja possamos buscar uma espiritualidade que encarne todo o conteúdo redentor de Cristo : libertação da culpa, do poder do pecado e vida nova através da ação do Espírito Santo, afirmando a centralidade da Palavra de Deus como meio pelo qual seu Espírito age renovando a Igreja quer como corpo quer individualmente na vida dos crentes. A verdadeira espiritualidade se identifica com o sofrimento do mundo e o cultivo da piedade pessoal. Nunca despreza a Palavra de Deus, antes, a tem como única fonte de fé, em um só Senhor !


Ericson Martins


.

0 comentários: